Atualidades, mundo, conteúdos diversificados.

capoeira.jpg

Sempre pratiquei esporte, mas quando conheci a capoeira me apaixonei.

O que é capoeira afinal de contas.

É uma arte, de luta, cultura, dança, esporte, lazer, que veio da África, juntos com os Negros explorados pelos Portugueses, chegando ao Brasil. Sendo hoje considerada uma luta Afro-Brasileira.

Ela não é rica apenas pelo seu corpo de trabalho pela luta, mas sua cultura que foi subordinada e atacada pela alta sociedade, proibida os negros tinha que praticar escondidos, este jogo é praticado e roda, dando para ver todos os lados, quando tinha algum perigo eles desfaziam a roda, passando eles voltavam.

Dividiu-se em duas partes: Capoeira de Angola e Capoeira Regional

Capoeira de Angola; é um jogo mais lento, cheio de entradas e muita malícia na onde o adversário marca e ataca o outro jogador, nesta não se tem acrobacias.

Capoeira Regional; um jogo rápido, de entradas e saídas, cheias de marcações e golpes de acrobacias.

Os Mestres mais conhecidos dentro desta arte: Mestre Bimba e Mestre Pastinha, pioneiros e cultivadores da capoeira, fundadores das primeiras academias após sua liberação.

Hoje em dia temo mais um tipo de Capoeira a Contemporânea, praticada por muitos grupos, uma mistura de Capoeira Regional, com algum tipo de lutas.

Sem duvidas nenhuma quando se fala na escravidão e a historia dos negros marcada com tamanha crueldade, se fala em Capoeira, arte pela qual eles praticavam para conseguir forças e lutar pela sua liberdade.

Minha paixão pela Capoeira começou quando aos 12 anos eu assisti O filme Esporte Sangrento, e aos 14 anos tive o prazer de começar a treinar esta arte com um grupo maravilhoso pelo qual me sinto membro, hoje não pratico esta arte por falta de tempo, mas sempre estou acompanhando o grupo pelo qual faço parte.

Vale a pena ler.

Capoeira os fundamentos da Malícia ( Nestor Capoeira)

Coleção pequenos passos: O que é Capoeira.

Anúncios

Comentários em: "A capoeira é minha paixão" (8)

  1. Também gostei muito da capoeira quando assisti a uma aula e não parei mais. Só uma coisa, a capoeira não veio da África. Os negros africanos que aqui estavam é que começaram a pratícá-la em forma de dança para despistar o senhor de engenho e seus homens. Não é isso?!
    Abraços! Capoeira sempre!!!

  2. oi fabio que bom que vc gosta de capoeira, é isso mesmo a capoeira é considerada afro-brasileira, diz se criada no Brasil trazida pelos africanos na epoca da escravidão.
    bjus…

  3. Wanielly Watsom disse:

    Eu gostaria, de forma um pouco resumida, de um pouco mais de informação sobre esse patrimônio brasileiro.Eu tô fazendo um trabalho de artes sobre o qual há vários temas,e eu escolhi a capoeira.

  4. OI!!! estou começando agora a praticar capoeira!, sempre gostei dessa arte…
    O grupo que estou treinando se chama Camará, e, eles levam muito a sério, aqui em Brusque SC, o que posso dizer é, que a capoeira é mais contemporânea, treinamento pesado!

  5. se alguem poder me ajudar, gostaria de saber o endereço dos grupos de capoeira em Brusque, quero treinar mas não encontro lugar…abraços

  6. AMEEEIIII
    AMO TUDDDOOOO DESSE SITE ADOOOOOROOOOOO CAAAAAPOOEIIIIRRRAAAA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: