Atualidades, mundo, conteúdos diversificados.

capoeira.jpg

Sempre pratiquei esporte, mas quando conheci a capoeira me apaixonei.

O que é capoeira afinal de contas.

É uma arte, de luta, cultura, dança, esporte, lazer, que veio da África, juntos com os Negros explorados pelos Portugueses, chegando ao Brasil. Sendo hoje considerada uma luta Afro-Brasileira.

Ela não é rica apenas pelo seu corpo de trabalho pela luta, mas sua cultura que foi subordinada e atacada pela alta sociedade, proibida os negros tinha que praticar escondidos, este jogo é praticado e roda, dando para ver todos os lados, quando tinha algum perigo eles desfaziam a roda, passando eles voltavam.

Dividiu-se em duas partes: Capoeira de Angola e Capoeira Regional

Capoeira de Angola; é um jogo mais lento, cheio de entradas e muita malícia na onde o adversário marca e ataca o outro jogador, nesta não se tem acrobacias.

Capoeira Regional; um jogo rápido, de entradas e saídas, cheias de marcações e golpes de acrobacias.

Os Mestres mais conhecidos dentro desta arte: Mestre Bimba e Mestre Pastinha, pioneiros e cultivadores da capoeira, fundadores das primeiras academias após sua liberação.

Hoje em dia temo mais um tipo de Capoeira a Contemporânea, praticada por muitos grupos, uma mistura de Capoeira Regional, com algum tipo de lutas.

Sem duvidas nenhuma quando se fala na escravidão e a historia dos negros marcada com tamanha crueldade, se fala em Capoeira, arte pela qual eles praticavam para conseguir forças e lutar pela sua liberdade.

Minha paixão pela Capoeira começou quando aos 12 anos eu assisti O filme Esporte Sangrento, e aos 14 anos tive o prazer de começar a treinar esta arte com um grupo maravilhoso pelo qual me sinto membro, hoje não pratico esta arte por falta de tempo, mas sempre estou acompanhando o grupo pelo qual faço parte.

Vale a pena ler.

Capoeira os fundamentos da Malícia ( Nestor Capoeira)

Coleção pequenos passos: O que é Capoeira.

Comentários em: "A capoeira é minha paixão" (8)

  1. Também gostei muito da capoeira quando assisti a uma aula e não parei mais. Só uma coisa, a capoeira não veio da África. Os negros africanos que aqui estavam é que começaram a pratícá-la em forma de dança para despistar o senhor de engenho e seus homens. Não é isso?!
    Abraços! Capoeira sempre!!!

  2. oi fabio que bom que vc gosta de capoeira, é isso mesmo a capoeira é considerada afro-brasileira, diz se criada no Brasil trazida pelos africanos na epoca da escravidão.
    bjus…

  3. Wanielly Watsom disse:

    Eu gostaria, de forma um pouco resumida, de um pouco mais de informação sobre esse patrimônio brasileiro.Eu tô fazendo um trabalho de artes sobre o qual há vários temas,e eu escolhi a capoeira.

  4. OI!!! estou começando agora a praticar capoeira!, sempre gostei dessa arte…
    O grupo que estou treinando se chama Camará, e, eles levam muito a sério, aqui em Brusque SC, o que posso dizer é, que a capoeira é mais contemporânea, treinamento pesado!

  5. se alguem poder me ajudar, gostaria de saber o endereço dos grupos de capoeira em Brusque, quero treinar mas não encontro lugar…abraços

  6. AMEEEIIII
    AMO TUDDDOOOO DESSE SITE ADOOOOOROOOOOO CAAAAAPOOEIIIIRRRAAAA

Deixe um comentário

